segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Intercâmbio: Seguro Saúde - PB4


POST ATUALIZADO AQUI!

Chegamos ao Seguro Saúde!
No meu caso, o PB4 - Certificado de Direito à Assistência Médica durante Estadia Temporária é o suficiente, pois contribui com o INSS durante minha época de trabalhadora com Carteira assinada. Alguma coisa boa nisso tudo!
Para quem nunca contribuiu também existem formas de conseguir o PB4. Esse documento é um acordo internacional firmado entre Portugal e Brasil no qual todo brasileiro contribuinte do INSS que se encontra em Portugal tem direito a atendimento médico nos hospitais públicos portugueses caso seja necessário e vice-versa.
O PB4 é válido em Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile ou Cabo Verde. Ah, um detalhe importante, esse documento vale ainda para a família do segurado do INSS. (Bom demais.. \o/)
Para dar entrada na papelada toda saí procurando nas minhas pastas de arquivos os contra-cheques, carteira de trabalho.. Tanta coisa! Bom, fui na sede do Ministério da Saúde aqui em Palmas, na seção da Autoria. Meu maior problema foi acessar o site do Ministério e ver que o endereço aqui na Capital estava mais atrasado que tudo. Dai já viu.. Peregrinação atrás do local certo.
Aqui em Palmas, o Ministério da Saúde fica na quadra ao lado do Hotel Pousada das Artes na 103 Sul.
Enfim, o pessoal foi super atencioso e o papel que você precisa fica pronto na hora!
Os documentos necessários são (fotocópia e original):
-->
Passaporte
Carta de Aceite
RG
Comprovante de residência no Brasil
Comprovante de inscrição na Previdência Social
Três últimos comprovantes de contribuição ao INSS
Carteira de trabalho
 Três últimos contra-cheques

Enfim, é isso!
Sucesso ai para quem for tirar seu PB4. O telefone aqui em Palmas é o (63) 3218.3918.
Mais informações.
Inté..

p.s: Espero não ter que usar esse documento por lá! rsrs

2 comentários:

  1. Parabéns até AQU!!!! VAMOS COMPLETAR A INFORMAÇAO O PB-4 SO VALE EM PORTUGAL !!!!! PARA OUTROS PAISES VC TEM QUE SOLICITAR TAMBÉM E NAO SAO MUITOS MAS VALE A PENA É SÓ PEDIR



    ResponderExcluir
  2. Bom, deve ter mudado então, pois esse post é de 2010. Sempre há renovações e alterações. Vale lembrar. Mesmo assim, obrigada pela visita Sr. Anônimo.

    ResponderExcluir